Aula 10 - Como Criar Novas Pastas no Arduino - opção Tab - Tutorial

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Trabalhar com códigos longos no arduino aparenta ser uma ideia estrambólica ou mirabolante.
E logo alguém nos remete a bibliotecas e objeto e outras estruturas que tornam tudo mais simples, mas demandam outra interface de desenvolvimento e um conhecimento mais aprofundado de programação e microcontroladores.
Bem... A singela interface do arduino tem uma ferramenta chamada TAB que basicamente cria uma nova pasta. Trata-se de uma extensão do código.
Isso permite criar códigos com funções em pastas diferentes ou mesmo criar programas extremamente longos e complexos e organizando tudo em pastas
Vamos ver como funciona esta opção?


Inicialmente devemos abrir a interface do Arduino.
Vamos trabalhar com um código exemplo bem conhecido e disponível no banco de dados desta interface, o Código Blink.
Siga as setas para pegar o código.
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Com o código na tela vamos clicar numa seta que fica no canto superior direito da tela.
Veja na foto:

Ao fazer isso uma mensagem pode aparecer perguntando se você deseja salvar o código para poder trabalhar com ele e este é o nosso caso.
Então clicamos em: OK.

Em seguida escolha um nome. 
No meu caso: testeTAB
Despois é só salvar.
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Agora voltamos a seta anterior  do canto direito e clicamos outra vez.
Então vai aparecer o Menu oferecendo uma New Tab (que seria uma "nova pasta").
Então escolha essa opção.


Imediatamente verá uma barra amarela onde você deve por o nome da nova TAB(ou pasta)

Chamei de: Nova_Pasta  pois é bem sugestivo.
Por fim, clicamos em: OK


Perceba o surgimento de uma nova aba ou pasta ao lado da que possuía o código Blink inicial.
Este é o novo espaço que lhe permitirá escrever mais códigos.
Na prática é uma extensão da pagina principal onde está o código blink. 
Para exemplificar a utilidade da Nova_Pasta vamos copiar o "void loop" do código blink e colar no na aba Nova_Pasta. 

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Veja como fica:
O void loop então na aba principal(de nome testeTAB) deve ser apagado.

Fazemos então a compilação para nos certificarmos que não está faltando um ; ou { o que é bem comum acontecer quando trabalhamos com código. 

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Feito isso vamos para  o uploud.
Neste momento o arduino já deve estar ligado ao cabo USB.
Já deve estar configurada a porta(COM) do Arduino que está sendo usada bem como o modelo da placa(UNO, MEGA, Duemilanove...)


Apos a compilação temos a confirmação que o código foi descarregado na placa Arduino que está tudo ok.



Esta é uma ferramenta muito interessante.
Faça testes com códigos maiores e perceberá suas vantagens e limitações.
Uma das limitações é não poder quebrar o void setup nem a declaração das variáveis
da página principal.





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