Como gravar o Bootloader no Atmega do Arduino

|

É possível gravar e retirar o microcontrolador Atmega("CI") do seu arduino e por numa protoboar de num projeto final.
Mas é preciso fazer o bootloader para permitir o funcionamento do novo chip no Arduino.  
Para isso vou usar um gravador de AVR Universal.

Drives:


NOTA: Esse tutorial desenvolvido para o Gravador USBtiny. Mas pode ser usado o AVRBASP pois o procedimento de é o mesmo.
Este é o gravador de AVR.
Ele possui uma entrada USB e dois cabos de saída para comunicação ICSP(os seis pinos machos do seu arduino) 
Você precisa instalar os drives deste dispositivo para permitir a comunicação com a porta USB do PC.Baixar Drives

Você vai precisar para essa tarefa microcontroladores virgens, pode ser Atemega 8,Atmega16 ou Atmega328(os modelos usados no Arduino).
Retire cuidadosamente o microcontrolados antigo observando o seu posicionamento.
Há um chanfro indicando um dos lados. Ou basta ver na foto.

Faça movimentos suaves dos dois lados até o bicho sair sem danificar suas pernas.


Após a sua retirada coloque um atmega virgem para queimar o bootloader do Arduino.
Você também pode usar um saca CI para essa tarefa.

Feito isso conecte o cabo USB no PC e em seguida no seu Gravador AVR.
Note que uma Luz de power acende informando o seu correto funcionamento.
Conecte o gravador com o Arduino e observe que a Luz do Arduino e do Gravador AVR estão ativas indicando a correta combinação dos cabos.
Agora é preciso abrir a IDE do Arduino.

Apesar de usar um Arduino UNO, neste caso estamos gravando um microcontrolador Atmega8, então é preciso informar que será usado o Atmega8.
Entretanto não importa o modelo da placa.
Siga as setas vermelhas:


Feito isso, prepare-se para gravar.
Siga as setas vermelhas:


Escolha o gravador AVR que está usando.


Neste momento seu gravador AVR mostrará o LED "Busy" ativo indicando que a gravação está acontecendo.
Aguarde alguns instantes e...


 Pronto agora seu microcontrolador está pronto para novos programas.




Gostou do tutorial? Incentive mais tutoriais visitando:

16 comentários:

Anônimo disse...

Hey - I am really delighted to discover this. cool job!

Anônimo disse...

ok, e de que forma eu vou ter que colocar o ATmega na bord do meu projeto? quais pinos dele eu vou ter que ligar pra fonte e pras saidas??

Anônimo disse...

Onde eu compro essa placa pra gravar??

Gamesh_ disse...

olá

A forma de ligar...
É preciso dar uma olhada no datasheet do atmaga e ver o que faz o que.
Futuramente estarei fazendo um tutorial para isso.

Pra compra basta visitar a minha loja:

http://lojabrasilrobotics.blogspot.com/

Unknown disse...

Eu adquiri um gravador desse, porém estou em ambiente linux, a instalação do driver do dispositivo , como deve proceder para funcionar??

Abraços.

Brasil Robotics disse...

olá
Nunca testei com linux.
O tutorial foi feito para Win.
Você baixou a versão da IDE do ARduino compatível com o LINUX?
Tem para MAc, Win e Linux.
Os drives desta placa disponível estão no tutorial para baixar.
É preciso fazer teste para verificar se é compatível com linux.
Divulgue o resultado para enriquecer ainda mais esse tutorial,ok?

Anônimo disse...

Ola , estou com problemas na utilização do equipamento, testei varias vezes, segui vários tutorias e nada.

O driver esta perfeito.

As conexões garanto que estão perfeitas.

Eu acho que a incompatibilidade e do MC ATMEGA328-PU, pois o original e ATMEGA328P-PU (o meu esta com defeito por isso preciso com urgência)

Ate instalei o winAVR para tentar pelo cmd.

Lembrando que estou tentando fazer a gravação do bootloader no ATMEGA328-PU.

Com a placa do Arduino UNO.

Bom os procedimentos que segui são exatamente iguais ao do tutorial exceto seleção do board, eu seleciono o "Arduino Duemilanove or Nano ATmega328"

e quando vou executar o procedimento de gravação me retorna um erro:
"
avrdude: initialization failed, rc=-1
Double check connections and try again, or use -F to override
this check.
"

Obrigado e se alguém tiver a solução pro favor me envie.

Abraços.

Brasilrobotics disse...

opa

Você deve usar o procedimento deste tutorial apenas para os microcontroladores compativeis com o arduino.
Entretanto essa placa permite trabalhar com praticamente toda a linha AVR mas é preciso usar uma outra tecnica para trabalhar com outros modelos de microcontrolador.
Este tutorial é apenas para arduino.

Brasilrobotics disse...

Se usa UNO de optar por placa UNO

Anônimo disse...

Olá, eu possuo um arduino duemilanove que veio com o atmega168, posso substituir o atmega168 pelo atmega328 sem precisar fazer o bootloader?

Ou qualquer novo ci que vá ser instalado tem que gravar o bootloader?

Não possuo esta placa adicional para gravar o bootloader, porque não tem como fazer isto pelo próprio arduino, tipo, que é que tem de especial nesta placa AVR?

Brasilrobotics disse...

olá

Quando você compra um CI ele é virgen.
O arduino usa um bootload.
Logo você precisa fazer isso.
Este tutorial explica como fazer isso usando um gravador universal de microcontroladores AVR.

Sim você pode tirar o 168 e por o 328 mas precisa do bootloader no 328.
Você pode comprar o atmega 328 já com bootloader na www.lojabrasilrobotics.blogspot.com

Esse gravador tem inúmeras utilidades esse tutorial é um exemplo de uma delas. ok?

Anônimo disse...

Muito bom cara valeu pelo tuto.

Karla disse...

É necessário uma outra placa Arduino ou mesmo um protoboard para se fazer tal gravação, como é explicado no tutorial do site oficial ( http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP). Só que para cada tipo de CI a ligação difere, então a placa AVR Programmer vem para facilitar.

PS.: Sou leiga ainda mas foi o que eu entendi.

Enoc Henrique disse...

amigo, tem como me vender uma peça dessa ja gravada? atmega48-20pu ela e usada no muving, ela ta virgem e nao fuciona, eu tiro o atmega que eu tenho gravado eu coloquei na outra maquina ae prestou

DeltaVerde disse...

MUITO BOM

Silvio disse...

Muito bom o tutorial.
Mas tenho uma dúvida: Posso regravar o bootloader de um Atmega328 que não está mais fazendo o sync (erro avrdude: not in sync)

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_