Como Instalar drivers da USB do Arduino - FTDI Arduino drivers solution

|



Acabou de adquirir sua placa Arduino. Espetou na USB e Pimba! Nada aconteceu?
Pior! O Windows não reconhece. Prepare-se para arrancar seus cabelos, dar cambalhotas, fazer o impossível. Brincadeirinha...
Se você está nessa situação fique tranquilo, pois está no lugar certo!
É comum o Windows não reconhecer automaticamente o FTDI que vem no Arduino. E é preciso fazer manualmente essa tarefa.
Este tutorial serve também para o modelo UNO, mesmo não tendo o FTDI.
Basta seguir os passos que tudo se resolve. Vamos lá?



Vou usar para esses passos o Arduino Mega, apenas para fins ilustrativos.
 Mas poderia ser qualquer outro modelo.
Clicar na imagem para ampliar

O comentado FTDI é esse abaixo.
No modelo UNO temos um microcontrolador da atmel para essas mesma função.
 

 Primeiro passo é conectar o Cabo USB ao arduino e ao PC. Siga as setas vermelhas.


Agora e´ preciso chegar ao "Gerenciador de dispositivos".
Isso pode ser feito rapidamente pelo Menu Iniciar e digitando o nome: Gerenciador de Dispositivos.

Clica na imagem para ampliar



Caso não tenha encontrado por essa caminho você pode encontrar pelo Painel de Controle:


Lá chegando siga as setas vermelhas das ilustrações.

Clicar na imagem para ampliar

Após chegar ao Gerenciador de Dispositivos... 
A COM(USB) do seu Arduino deve estar lá.
Observe que se você retirar o cabo USB essa porta é desativada (desaparece). 

Clicar na imagem para ampliar

Então, clicar com o botão direito do mouse.



Agora é preciso encontrar a pasta que estão os drives. Quando você baixou a IDE de programação do Arduino baixou também esses drives. Eles estão lá numa pasta "drivers".
Vou facilitar: Baixar os drivers aqui.
Para baixar versões atualizadas e compatível com seu PC: Aqui.

Selecione a pasta onde está os drives e depois vá em "OK".


Observe que o ícone da porta muda e uma confirmação deve aparecer informando que tudo ocorreu corretamente.


Bem é isso... Agora já pode "mandar bala" nos seus projetos com Arduino. Divirtam-se!
Caso não tenha obtido sucesso tente outra vez.
Se no seu caso foi preciso usar outra técnica deixe seu comentário de como resolveu  o seu problema e ajude os demais.


Drives extras:
Há alguns modelos de Arduino que usam drives diferentes veja outros drives:
PL2303 da Prolific:  Baixar Arduino Drives PL2303 
CH340 . Baixar drives: Baixar Drives CH340


Gostou do tutorial? Incentive mais tutoriais visitando:

40 comentários:

cilindros pneumáticos disse...

Primeira vez que passo por aqui, gostei muito, dicas valiosas e curiosas!

João Victor disse...

boa tarde

primeiro quero dar os parabens pelo site

segundo, adicionar uma informação ao tutorial, os drivers fornecidos com a IDE o arduino são para PCs 32bit, para os que usam a 64 bit, tem que ir no site do fabricante do componente

http://www.ftdichip.com/FTDrivers.htm
tem que baixar e instalar os dois: VCP e D2XX, sem eles o windows não reconhece o arduino.

e mais uma vez, parabens pelo site.

Anônimo disse...

Cara, parabenz,
you help us a lot...
thankyou!

Anônimo disse...

Parabéns pelo tutorial!

Isso faz o Brasil crescer!


Parabéns!!!

Anônimo disse...

Amigo sera que você pode me ajudar?
Meu windons e 7 64 bits. Não consigo de forma nem uma instalar o kit FTDI nele, sempre da ERRO 52, já fiz o download de tudo o que se pede e não consigo instalar ele. grato desde já ! Se possível me responda por email : Ad.hilbert@gmail.com

Brasilrobotics disse...

Olá

64bits não tem compatibilidade com arduino então é preciso usar uma tecnica de máquina virtual de um de 32bits.
Virtuabox é uma opção

Vejam o tutorial aqui no link:
http://arduloko.wordpress.com/2012/02/08/usar-o-arduino-no-windows-7-64bits/

Futuramente o arduino deve disponibilizar os drives atualizados para o 64bits. Esse é o preço por uma tecnologia nova as imcompatibilidades.
Mas logo tudo estará 64bits então...
Lembrando que o arduino é um PC pequeno de 8bits.

Anônimo disse...

Muito obrigado, ajudou bastante!

Anônimo disse...

Acabei de adquirir o Arduino UNO e estou tentando instalar ele no Windows 64 bits.

Quando ligo o cabo no computador eu vejo que uma luz azul e outra luz laranja (piscando) se ligam, porém o Windows não detecta simplesmente nada. O Windows simplesmente não tenta detectar novo hardware nem nada, é como se eu não tivesse conectado nada na entrada USB.

Alguém passou por isso? Estou com dúvidas se este problema é no Windows 7 64 ou no Arduino.

Brasilrobotics disse...

Tente trocar o Cabo USB.
Isso nao deveria contecer.

fzanoto disse...

como conectar a placa ardupilot v1.1 no ftdi usb para usar no software missing plane ?

fzanoto disse...

se souberem a resposta da pergunta acima, enviem pra o meu email: fzanoto@yahoo.com

murilo disse...

Olá amigo,tenho um arduino duemillanueve que está funcionando com a ide 22,mas na nova ide 10.1 não termina de compilar nunca,como se eu tivesse escolhido a versão errada do arduino,o que não é o caso!saberia me dizer se tem algum detalhe a mais que deva ser configurada na ide nova além da placa e da porta?obrigado!

Brasilrobotics disse...

Ola

Teste num outro Pc pode ser algum erro de compatibilidade com o seu Windows isso não deveria contecer.

Renon disse...

Boa tarde. Gostaria muito de agradecer aos idealizadores desse Blog, pois, eu até havia perdido o sono, por não conseguir instalar o driver do meu Arduino Uno. Mas graças a dedicação de vocês para com o próximo foi possível. Saúde e sucesso para vocês, Muito obrigado!

Anônimo disse...

Muito bem explicado!

Obrigado pela ajuda!

Unknown disse...

Me ajude, comprei uma placa arduino da china arduino UNO R3 MEGA328P CH340G
e não consigo instalar os driver de maneira alguma. Aguardo retorno, obg!

Unknown disse...

mesmo problema de Jesus nazare! aguardo ajuda!!

Unknown disse...

estou com o mesmo problema dos amigos a cima

Unknown disse...

Pessoal, comprei este modelo e ele só funciona instalando o driver do fabricante chinês neste site

http://www.wch.cn/downloads.php?name=pro&proid=65

Desinstale todos os drives do arduino e instale este. Ele fica com o nome de dispositivo USB-SERIAL CH340(COMXX)

Baixe a versão .zip do software do arduino e execute por ela... não instale os drivers dele que não adianta...

abçs.

seu zé disse...

cara valeu mesmo eu não tava conseguindo com outros tutoriais que via pelo youtube mas depois de ver isso o meu funcionou, muito obrigado mesmo!

leo-di-rock disse...

nao consegui ainda precisa de firmware? aparece sempre a mensagem searching board . o windows reconheceu mas o software nao e agora

Anônimo disse...

vlw Cara! esse driver aí me quebrou um galho!

Unknown disse...

Amigo baixei os drives instalei (nãos sei se fiz certo) mas mesmo assim quando plugo o USB na porta o win7 não reconhece nada..
Teria como me descrever como proceder para a instalação corretas dos drivers

Unknown disse...

Cara, parabéns, muito bem explicado e detalhado, vale ressaltar que em alguns casos caso o drive ainda não seja reconhecido basta trocar a porta usb e seguir novamente o seu tutorial...... abraços

Anônimo disse...

Muito obrigado pela dica eu estava á 4 horas tentando de tudo para que meu computador detecta-se a placa de um arduino chines, depois que eu segui os passos consegui por a placa para funcionar, um abraço!!!

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pela iniciativa - de ajuda.
Visto que a moda agora é arduino ter sempre alguém on line para nos ajudar é muito bom.
Instalei o drive do arduíno normal num pc com windows xp. Ativei a porta normalmente. Quando vou utilizar a comunicação para enviar meu programa diz que a porta já está sendo utilizada e dá erro na IDE do arduíno. Como posso resolver. Se ressetar o PC e começar tudo de novo dá o mesmo problema.

João disse...

Agradeço. Otimo tutorial.

Anônimo disse...

Muito bom, mas tive que utilizar drivers adicionais. Obrigado!

Unknown disse...

Emerson Oliveira disse.

Muiiito obrigado ... baixei o drive do site http://www.wch.cn/downloads.php?name=pro&proid=65 e foi perfeito ... deu certo..

valeu

ECIO BAGINI disse...

Olá Bom Dia, foi muito bom, depois de vasculhar essa internet atrás de um software para meu UNO R3, enfim achei neste BLOGGER, Obrigado mesmo, consegui instalar meu UNOR3.

Anônimo disse...

Cara, muito bom vlw

julioricardo30 disse...

Cara presisso de uma ajuda . Eu coloco ali a placa mais não aparece nada do draive o que Q faço ?

Elson Dantas disse...

Vlw Msm Emerson Oliveira, seu comentário salvou minha vida

Anônimo disse...

eu adquiri um arduino uno r3 ch340 instalei todos os drivers e funcionou desliguei e depois ele acendeu os leds "on" e "L" e da este erro
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 1 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 2 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 3 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 4 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 5 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 6 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 7 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 8 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 9 of 10: not in sync: resp=0x34
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 10 of 10: not in sync: resp=0x34
Problema ao carregar para a placa. Veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#upload para sugestões.
e o chip Atmel esuqenta muito mais nao sinto cheiro de queimado
porfavor ajudem-me !!!!!!!

Unknown disse...

posso mandar um comando tipo F4 do teclado para arduino executar um comando?

Sergio disse...

Obrigado por ter dispendido tempo neste assunto, resolveu minha vida com o driver CH340.

Anônimo disse...

Consegui resolver!!!
Baixando esse arquivo http://www.wch.cn/downfile/5
Fui no gerenciador de disp. cliquei em atualizar drives e mostrei o caminho para o diretorio que baixei no link acima( descompactei antes ok )


No gerenciadro de arquivos nao aparecera Adruino e a porta correspondente, mas aparecera USB-SERIAL CH340( e o numero da prota )

Ta tudo funcionando beleza!!!

baixar driver impressora hp deskjet disse...

Encontre e faça download facilmente de software e drivers para seus produtos HP. Veja Aqui

Unknown disse...

Com tudo isso, ainda não funcionou. Já estou ficando careca.
"O Windows não pôde localizar o software de driver para o dispositivo"

Alguma outra ideia?

Unknown disse...

Eu comprei um arduino uno r3 de Arduino Uno R3 e eu quero aprender e usar sobre isso. por favor me ajude seu uso básico e sites de tutorial sobre Arduino Uno R3

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_