Como adicionar Bibliotecas no Arduino / Using Arduino Libraries Tutorial

|


Já tentou executar algum código para Arduino que encontrou na net e um erro informando que a "Library" não foi identificada?
É preciso adicionar essas bibliotecas que são extra.
Vou mostrar como adicioná-las na IDE do Arduino e permitir o seu uso.


As bibliotecas tem terminação ".h" e tem com tarefa informar dados e permitir uso de funções.
Basicamente, na linguagem de programação é possível criar  várias páginas com códigos "ocultos" que podem ser usados por outros programas. Dessa forma o desenvolvimento é facilitado pelo compartilhamento de códigos.


Vou usar como exemplo a biblioteca MsTimer2.
Num código teremos: #include  MsTimer2  que informa: "Incluir a biblioteca Mstimer2 nesse código"
Veja na imagem:

Clicar na imagem para ampliar.

Bem.. para usá-la é preciso adicionar no banco de dados. E como adicionar?
Inicialmente temos uma biblioteca que desejamos usar.
Ela já está pronta, mas é preciso baixar no computador e colocar na pasta correta da IDE do Arduino, permitindo ser acessada.
Veja a foto abaixo onde encontrei essa biblioteca.



 É possível notar o arquivo pra download que está compactado (.zip).


Clique no link e inicie o download. 

Escolha uma pasta para salvar esse arquivo.


Após baixar. Clicar com botão direito e descompactar o arquivo.
Caso não tenha essa opção você precisará de um programa como o Winrar ou Winzip para essa tarefa.




Assim que descompactar, uma pasta surgirá referente a biblioteca desejada.
Neste caso a MsTimer2 



Vamos então para a pasta onde o "Arduino se encontra" que você instalou para usar a IDE(interface de desenvolvimento). Procure no seu PC.
  Estou usando a IDE Versão 0022 como pode notar.
 Observe a pasta: libraries. É nesta que o arquivo descompactado deve ser posicionado. 


Transfira a pasta MsTimer2 para a pasta: libraries

Veja como fica:

Agora execute a IDE do arduino para conferir se deu tudo certo.


Siga as setas e observe que a biblioteca foi adicionada.


Agora você está pronto para usar as funções desta biblioteca ou de qualquer outra que desejar.


Aguardo comentários e dúvidas.

Gostou do tutorial? Incentive mais tutoriais visitando:

13 comentários:

Anônimo disse...

belo post para iniciantes... parabens.

Anônimo disse...

Vlw pelo tutorial eu e uns amigos estavamos tendo dificuldade pa fazer isso... muito bom trabalho...

Anônimo disse...

Obrigado pelo tutorial. Muito bem explicado!

Anônimo disse...

Excelente post. Mas incluir biblioteca até que é fácil. O difícil é excluir biblioteca da IDE. Sabe como fazer isso? Adianto que excluir a pasta do diretório de bibliotecas não resolve o problema.
Grato

Unknown disse...

Excelente tutorial mais eu estou com uma duvida é possivel usar duas bibliotecas ná mesma programação? Odrigado!!! :-D

Unknown disse...

Excelente tutorial mais eu estou com uma duvida é possivel usar duas bibliotecas ná mesma programação? Odrigado!!! :-D

Odi disse...

Parabéns pela iniciativa. aprendi mais um pouco aqui.

ᗰᕮŇϒ disse...

obrigado amigo =D

Brasilrobotics disse...

Para: Leandro decarli

Sim. Esse é o normal. usar mais de uma para fazer seus códigos.
Na prática você deve usar a biblioteca que precisa.
Como você vai usar as funções e elas estão escritas nas bibliotecas basta saber qual função quer usar e verificar se a biblioteca dessa função foi chamada.
A ideia clara de funções e bibliotecas é fundamental no entendimento de programação.

Anônimo disse...

Obrigado, esse tutorial me ajudou muito.

Anônimo disse...

Muito obrigado! Bastante didático! Ajudou bastante

ivinha disse...

parabéns! muito obrigada pelo tutorial!!!!

SOS Santos disse...

Assim que eu colocar uma biblioteca na pasta libraries, como eu faço pra usar os exemplos

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_