Veículo guiado pela luz

|

Este projeto foi publicado inicialmente pela revista Mecatrônica fácil N°2, Ano1, ao montar me deparei com um prolema de fonte de energia e também tive uma idéia para incrementar o projeto. Veja abaixo os detalhes e as modificações:




O problema da energia está no fato de o circuito estar regulado para cereber 6V entretanto não é comun encontrar 6V, geralmente 1,5V, 3V ou 9V. No caso possuia uma bateria de 9V e  seria preciso mudar o resistor. Mas notei que a bateria de 9V descarrega muito rápido mudando suas características. Assim subistitui o resistor por um potenciômetro de 10kOHM(104), isso permitiu um ajuste fino para diferentes ambientes. Para melhorar ainda mais adicionei em série um LED e um Botão(ON/OFF) diretamente na entrada de energia. Isso permitiu estar sempre ligando o circuito com a polaridade certa, já que o LED é um diodo, so permitindo passagem de energia num sentido.

Veja vídeo do circuito modificado em funcionamento:



 Outra modificação foi perceber que usando dois circuitos como esse ligado pela mesma fonte mas controlando dois motores é possível guiar o veiculo no sentido da luz. Para isso dve-se posicionar os LDRs na frente do veiculo um do lado direito e outro do lado esquerdo. Ao ligar uma lanterna os motores giram com velocidades diferentes desviando o veiculo para a luz.


 Usei roldanas no lugar de helices, faça sua modificação, caso queira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde!

Estou fazendo um curso tecnico em eletrônica e preciso fazer um projeto, e gostei muito desse seu projeto, do carro guiado pela luz, seria possível você me enviar mais detalhes dele? Caso isso seja possível, agradeço muito.
Anderson Pires

Anônimo disse...

Tudo Bem?
Eu ti mandei este comentário anterior, e me esqueci de enviar meu e-mail caso vc queira entrar em contato.
ander.galvao@hotmail.com.
Desde já agradeço.
Anderson Pires

Gamesh_ disse...

Esse projeto como comentei foi publicado pela revista mecatrônica fácil.
A minha proposta aqui foi apresentar as melhorias e modificações que acredito facilitar o construção.
entretanto não elaborei um material mais detalhado sobre sobre o tema

 

©2010 Brasilrobotics | by Gamesh_